۩Curiosidades

b102

LEI DA WICCA

A Lei Wiccana respeita,
Perfeito amor, confiança perfeita.
Viva e deixa viver,
Dá o justo para assim receber.
Três vezes o círculo traça
E assim o mal afasta.
E para firmar bem o encanto
Entoa em verso ou em canto.
Olhos brandos, toque leve,
Fala pouco, muito ouve.
Pelo horário a crescente se levanta
E a Runa da Bruxa canta.
Pelo anti-horário a minguante vigia
E entoa a Runa Sombria.
Quando está nova a lua da Mãe,
Beija duas vezes Suas mãos.
Quando a lua ao topo chegar,
Teu coração se deixará levar.
Para o poderoso vento norte,
Tranca as portas e boa sorte.
Do sul o vento benfazejo,
Do amor te traz um beijo.
Quando vem do oeste o vento,
Vêm os espíritos sem alento.
E quando do leste ele soprar,
Novidades para comemorar.
Nove madeiras no caldeirão,
Queima com pressa e lentidão.
Mas a árvore anciã, venera,
Se queimares, o mal te espera.
Quando a Roda começa a girar
É hora do fogo de Beltane queimar.
Em Yule, acende tua tora,
O Deus de chifres reina agora.
A flor, a erva, a fruta boa,
É a Deusa que te abençoa.
Para onde a água correr,
Joga uma pedra para tudo ver.
Se precisas de algo com razão,
À cobiça alheia não dá atenção.
E a companhia do tolo, melhor evitar,
Ou arriscas a ele te igualar.
Encontra feliz e feliz despede,
Um bom momento não se mede.
Da Lei Tríplice lembra também,
Três vezes o mal, três vezes o bem.
Quando quer que o mal desponte,
Usa a estrela azul na fronte.
Cultiva no amor a sinceridade,
Para receber igual verdade.
Ou um resumo, se assim preferes estar:
Faça o que tu queres,
Sem nenhum mal causar.

Lei de Wicca


b127

CALENDÁRIO WICCIANO

Muita gente que está nos estudos wicca pergunta-se porque os pagãos têm um calendário de 13 meses com 28 dias cada…

Qual seria o 13º mês? E porquê 13? Porque não 12 ou 14? O que tem de especial esse número?

Para entendermos a simbologia do nº 13, devemos voltar no tempo e analisar os mistérios que envolvem esse enigma.

Para os antigos praticantes de bruxaria (celtas, druidas, vikings, etc), a divisão do calendário não era como conhecemos agora, eles baseavam-se nas estações do ano, os soltícios e equinócios de cada época correspondente.

Por exemplo, se analisarmos os nomes do dias da semana em inglês, veremos que têm uma influência tipicamente pagã:

Sunday: dia do Sol = Sol e day = dia.

Monday: dia da Lua = Mon (variação de Moon, Lua).

Tuesday: Toad’s Day, dia do Sapo (o significado é desconhecido mas crê-se que as bruxas comprovavam a gravidez de uma mulher colocando um sapo vivo à vista. Se a mulher sentia náuseas a gravidez era confirmada).

Wednesday: aqui tem um duplo sentido. Poderia ser Wedding’s Day (dia de casamento) ou Wooting’s Day (Dia de Odin, deus supremo dos vikings).

Thursday: Thor’s Day, dia de Thor, o famoso deus trovão, filho de Odin.

Friday: Frigg’s Day. Frigg era esposa de Odin.

Saturday: Sabbath’s Day, dia de sabá. Nosso ano de 365 dias e 1/4 (que seria o ano bisexto cada 4 anos) foi adaptado por um clérigo Italiano chamado Gregorius no séc 12. Ele teve que disfarçar as festas pagãs de acordo com as festividades cristãs e é por isso que algumas são muito “semelhates”, com a diferença de 2 ou 3 dias cada uma. Por exemplo: Ostara é a Páscoa, Yule é o Natal, etc. Porém, ele tirou o 13 mês, já que, naquela época, as bruxas eram consideradas portadoras do mal e da má sorte e talvez seja daí que provém a superstição do azar do nº 13.

Entretanto se voltamos no tempo ainda mais, supreendemos-nos ao ver que no Antigo Egito esse número não tinha nada a ver com má sorte ou o mal. Como é sabido de todos, os egípcios foram praticamente os criadores da base para a astrologia moderna. Seus métodos de analisar o céu até hoje impressionam os arqueólogos mais renomados.

Foi descoberto no teto do templo de Dendera um calendário zodiacal com os 12 signos do Zodíaco moderno (Áries, Câncer, Touro, etc) e um 13º signo chamado Ofídius, simbolizado pela serpente. Para eles, esse réptil era considerado símbolo da energia solar e de poder.

No Zodíaco de hoje Ofídius foi retirado, já que para muitos, a serpente é um animal maldito. Basta lembrar que foi ela quem “tentou” Eva no Paraíso segundo as lendas judaico-cristãs. Porém, para os egípcios, o calendário de 13 signos significava a perfeição do céu e era divido em 13 casas com as respctivas correspondências zodiacais, formando um círculo perfeito de 360 graus, já que este calendário era de 360 dias, simbolizando a harmonia entre o céu e a terra, a noite e o dia e os humanos com os deuses.

Entretanto, o mistério não pára aqui…

Para essa cultura milenar, o seu país era um espelho do céu e o Nilo equivalía à Via Láctea. De fato, como já foi obsevado por muitos egiptólogos e investigadores, essa idéia presidia na localização, disposição e orientação dos edifícios sagrados.

A maioria das pessoas não sabem, mas em um determinado momento do ano, no verão, em uma específica hora da noite, o Nilo, perto da Grande Pirâmide, está perfeitamente alinhado com a Via Láctea (e as três pirâmides com a Constelação de Órion), como se fosse sua continuação. Quem presenciou esse fenômeno conta que ficou assombrado diante de tal maravilha.

Além do mais, o Nilo é o único rio do mundo que corre de Sul à Norte (comprovado cientificamente).

Para os físicos e geólogos isso é um total mistério pois todos os rios do planeta correm ao contrário, ou seja, de Norte a Sul. Essa peculiaridade do Nilo só poderia ter sido modificada artificialmente milênios atrás, segundo os científicos. Por quem, por quê e como, não se sabe. Os investigadores chegaram somente a uma única conclusão: que se o Nilo não “funcionasse” assim, a cultura egípicia não teria sobrevivido e prosperado, já que dependiam de suas águas para transporte e alimento.
Enfim, não seria possível atribuir ao “azar” o saber que rege o calendário solar egípcio. Pouco a pouco vamos detectando fragmentos desse legado secreto. Porém, ainda falta completar o quebra-cabeças para decifrar e desvelar o mistério que contêm. Uma mensagem transmitida por uma misteriosa fonte que, por alguma razão, sempre preferiu manter à sombra sua atividade civilizadora ao serviço da evolução do homem.

homem verde

HOMEM VERDE

Existe um entalhe fascinante entre as antiguidades inglesas: um rosto que espia por entre folhas e vinhas. É o Homem Verde, uma misteriosa deidade dos bosques que cuida das florestas e especialmente de todas as árvores. Diz-se que ele tem forma humana, tez verde e se veste com folhas e cascas de árvore. Para aqueles que destroem indiscriminadamente bosques e florestas, o Homem Verde é um espírito maligno. Para aqueles que amam e usam de modo sábio as árvores, ele é uma tímida entidade que encoraja o crescimento das plantas. Segundo a lenda, ele oculta tesouros sob suas árvores frutíferas, mas torna a ocultá-los se os fazendeiros arrancam as árvores de seus pomares em busca dos tesouros. O Homem Verde tinha os mesmos atributos de Cernunnos, sendo igualmente uma divindade cornuda que habitava as florestas. Deus dos bosques, seu nome, em galês antigo, é Arddhu (O Escuro) ou Atho. Homem verde – símbolo de fertilidade . Inúmeras igrejas e capelas construídas pelos maçons, especialmente dedicadas a Maria Madalena, contêm esculturas desse símbolo de origem celta e ligado ao culto da Deusa da Fertilidade.

a16

BRUXAS E BRUXOS FAMOSOS

Quem não se lembra de seriados e filmes de pessoas famosas que incrivelmente puderão interpretar Bruxos e Bruxas deixando nossas tardes e noites mais encatadas e com um gostinho de quero mais?

Pois é…eu não poderia deixar de homenagear pessoas tão especias, então vamos voltar ao passado e em alguns casos não muito longe mas que fizeram a diferença em nossas vidas…

QUEM LEMBRA?

1346496_4A FEITICEIRA

Elizabeth desempenhou o papel central da adorável feiticeira Samantha Stephens com Dick York (e mais tarde Dick Sargent), como seu marido na comédia de situação da ABC: Bewitched. Ela também interpretou o papel de prima de Samantha, Serena, a prima louca de Samantha, que volta e meia aparecia com sua guitarra. O show se tornou uma das séries de mais sucesso. Que gozou um período de oito anos de execução 19641972 e permanece popular através da distribuição e versões em DVD.

magico-de-oz-01gO MÁGICO DE OZ

Uma das bruxas mais clássicas do cinema atende pelo nome de “Bruxa Má do Oeste” e saiu de dentro do filme “O Mágico de Oz” – a terrível acusou a pobre menina Dorothy de ter matado a irmã dela, a “Bruxa Má do Leste” e prometeu sequestrar a garota.

elvira-01gELVIRA

A perua Elvira, do filme “Elvira, a Rainha das Trevas” não poderia ficar de fora; a morena era apenas a apresentadora de um programa de terror classe F até que herda uma velha mansão de sua tia Morgana; com a casa, a bruxa também ganha um “livro de receitas” que lhe dá poderes para fazer bruxarias.

eastwick-01gAS BRUXAS DE WESTWICK

Em “As Bruxas de Eastwick”, Alexandra Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer) viviam entediadas até conhecerem Daryl Van Horne (Jack Nicholson), que passa a realizar os desejos sexuais das moças.

convencao-bruxas-01gCONVENÇÃO DAS BRUXAS

Anjelica Huston é Eva, uma belíssima mulher que lidera um gigantesco grupo de bruxas; quando tira os sapatos, dedos quadrados, com calos repugnantes são exibidos; quando tira a peruca, uma cabeça cheia de feridas; o pior é quando tira a máscara, que se transforma completamente no mais temível monstro que a Inglaterra já viu; objetivo: transformar crianças em ratos.

abracadabra-01gABRACADRABA

Em “Abracadabra”, três bruxas do século 17 (Winnie, Sarah e Mary) voltam, acidentalmente, ao presente, assim que seus espíritos são evocados na noite de Halloween.

jovens-bruxas-01gJOVENS BRUXAS

Em “Jovens Bruxas”, Sarah é uma adolescente que se muda para San Francisco, onde é apresentada a três garotas que lhe ensinam bruxarias.

magia-seducao-01gDA MAGIA À SEDUÇÃO

“Da Magia à Sedução” também traz duas bruxinhas: Sally (Sandra Bullock) e Gilliam (Nicole Kidman); a família carrega a maldição de que os homens que se envolvem com as feiticeiras, acabam mortos…

sabrina-bruxa-01gSABRINA

Sabrina, a feiticeira, descobre que tem superpoderes no seu aniversário de 16 anos; muitas de suas bruxarias não dao lá muito certo, já que ela é apenas uma aprendiz; seu melhor amigo é um gato preto, chamado Salem.

hermione-01gHARRY POTTER (HERMIONE)

A amiguinha de Harry Potter, Hermione, também não poderia ficar de fora; a menina é a melhor aluna do seu ano e acredita que tudo o que é necessário saber está nos livros.

harry-potterHARRY POTTER

A série conta a história de Harry James Potter (Daniel Radcliffe), um rapaz que teve os pais mortos por um bruxo das trevas, conhecido como Lord Voldemort, e passa a viver com os Dursley, seus tios Muggles. Aos 11 anos recebe uma carta a falar que tinha sido aceite na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a escola que é o principal cenário da série, onde Harry faz amizades verdadeiras, como Ronald Weasley, Hermione Granger, Neville Longbottom, Simas Finnigan, Dino Thomas, entre outros. Ainda passa por perigos, que visam restaurar a paz no colégio depois de eventos vertiginosos, como no livro Harry Potter e a Câmara Secreta“‘.

Lord-VoldemortLORD VOLDEMORT

O ator Tom Marvolo Riddle é o mais poderoso bruxo das trevas de todos os tempos, cujos objetivos são controlar o mundo mágico, ganhar a imortalidade através da prática das Artes das Trevas e espalhar a superioridade dos sangues-puros perante os sangues-ruins. Ele é tão temido pelo povo bruxo que é referido como “You-Know-Who” (“Você-Sabe-Quem” ou “Quem-Nós-Sabemos”) e ainda “Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado” ou “Aquele Cujo Nome Não Deve Ser Pronunciado” em vez de seu próprio nome. Ele também é chamado de “Lorde das Trevas”, mas geralmente apenas pelos seus seguidores, os Comensais (Devoradores) da Morte.

gandalf1SENHOR DOS ANÉIS

GANDALF

Mago da Terra-média. Durante mais de dois mil anos Gandalf lutou contra os poderes do mal que ressurgiam na Terra-média. Em 2941, Gandalf liderou a Missão à Montanha Solitária que trouxe a morte de Sméagol. Durante esta missão, Gandalf conseguiu a espada Glamdring, e Bilbo Bolseiro encontrou o Um Anel. Em 3018, Gandalf foi visitar Frodo Bolseiro no Condado e deu início à Missão do Anel. Em Valfenda passou a formar parte da Sociedade do Anel. UM PAPEL CHAVE NO ELENCO DE SUPORTE.

saruman2SENHOR DOS ANÉIS

SARUMAN

O Vilão Chave da história. O líder dos istari, os Magos que oferecem conselho às criaturas da Terra-média, Saruman possui imensa estatura e dignidade. Como a história revela nós aprendemos que ele foi corrompido pelo desejo de poder e traiu seu dever sagrado. Uma vez nobre e sábio, é agora arrogante e esperto, falso e egoísta.

comente144B95D




Fonte: http://www.abril.com.br50180_00h5d4gh

http://pt.wikipedia.org

Anúncios

3 Respostas to “۩Curiosidades”

  1. giovanna nunes de araujo Says:

    eu adorei esta pagina,ela e muito caprichosa.

    eu espero que vc continue sempre assaim!!1!1!!

    beijos de giovanna

  2. SAMARA SOARES Says:

    mtmtmt legal isso daqui. eu me amarro em coisas de bruxa
    apesar que eu sou da igreja. mais eu gostei desse site,mt bom msm. parabens bruxinha mel
    bcassssssss!!!!!!!!!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: